Happy graduation 1

Nesta quarta-feira, dia 09/10 aconteceu a cerimônia de entrega de Diplomas de Dignidade Acadêmica aos alunos da UFRJ. Estes diplomas são concedidos em diferentes graus, aos alunos que alcançam, ao concluírem seus cursos, altos coeficientes de rendimento acumulado (CRA). Aos alunos com CRA igual ou superior a 9,5 (nove e meio) é concedido o diploma com grau de “Summa Cum Laude” (Com a Maior das Honras, em latim). O grau “Magna Cum Laude” (Com Grandes Honras, em latim) é concedido aos alunos com CRA entre 9,0 (nove) e 9,5 (nove e meio) e o grau “Cum Laude” (Com Honras, em latim), aos alunos com CRA entre 8,0 (oito) e 9,0 (nove). Além do CRA o aluno deve terminar o seu curso no tempo de integralização recomendado, sem reprovações e sanções disciplinares.

Nesta cerimônia tivemos um número expressivo de estudantes atendidos pela Política de Ações Afirmativas. A Assistência Estudantil é parte de um conjunto de políticas e programas destinados a apoiar estudantes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconómica, para garantir que possam concluir os seus estudos com sucesso. Entre os estudantes agraciados nesta cerimônia, aproximadamente 27% dos que receberam o diploma “Cum Laude” receberam algum auxílio da PR7 na sua trajetória acadêmica, 17% daqueles que receberam o diploma “Magna Cum Laude” e 35% daqueles que receberam o diploma “Summa Cum Laude” também estiveram integrados nas ações da PR7.

Captura de tela 2024 10 10 155956
 Diplomas de Dignidade Acadêmica X Auxílios da PR7

A conclusão de curso é um momento importante na vida acadêmica de um estudante, marcando o fim de uma etapa de formação e o início de uma nova fase. Este é o resultado de anos de esforço e dedicação, e representa a concretização de objetivos e a preparação para novos desafios, seja no mercado de trabalho ou em estudos mais avançados. Ter acesso à assistência estudantil ao longo do percurso acadêmico pode ser determinante para o sucesso e para que o estudante conclua esta fase com êxito.